A delegação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca encerrou sua participação nas Olimpíadas Estaduais das APAEs com um desempenho extraordinário: foram 25 medalhas no total – 7 de ouro, 13 de prata e 5 de bronze – e conquistas inéditas em modalidades coletivas e individuais.
Os jogos foram disputados na semana passada, em Votuporanga (SP).
O futsal para atletas com Síndrome de Down foi um dos grandes destaques da competição. Em sua primeira participação, a equipe francana levou o troféu de campeão.
O artilheiro do time foi o jovem estreante Felipe Alves, de 17 anos, autor de cinco gols. Ao seu lado, o experiente Daniel Mansano, que já participou de seis edições das Olimpíadas, também brilhou e levou mais duas medalhas de ouro no atletismo, nas provas de arremesso de peso e 100 metros rasos.
No basquete, as equipes masculina e feminina subiram ao topo do pódio. O time feminino conquistou seu primeiro título estadual, enquanto o masculino confirmou a hegemonia com o hexacampeonato, liderado por Lucas Benedito, outro veterano da delegação.
Além das três medalhas de ouro vindas das modalidades coletivas, os atletas conquistaram outras 22 no atletismo – 4 de ouro, 13 de prata e 5 de bronze -, evidenciando a preparação e o talento do grupo.
“O desempenho foi extremamente positivo, fruto de um trabalho coletivo. A dedicação dos atletas e técnicos foi essencial, somada ao apoio incondicional da diretoria e da gestão da APAE Franca, que ofereceram estrutura e credibilidade ao projeto”, destacou o coordenador de esportes e artes da APAE Franca, Adauto Edson Ferreira.
“Também é fundamental reconhecer a atuação dos colaboradores da instituição, que contribuem diariamente para a formação integral dos atletas, além da parceria com patrocinadores e o apoio do poder público municipal”, completou.
Segundo Adauto, a união entre experiência e juventude simbolizou a força do coletivo e a superação dos atletas.
“Entre tantas histórias marcantes, uma em especial emocionou a todos: a conquista do título do futsal para Síndrome de Down por Daniel Mansano, veterano nas Olimpíadas, ao lado do estreante Felipe Alves, que brilhou como artilheiro da equipe.”
Após uma breve pausa, os treinamentos serão retomados já na próxima semana, com foco na etapa nacional das Olimpíadas das APAEs.
“A participação nas Olimpíadas das APAEs gera impactos positivos e que ficam na memória dos participantes. Além da evolução técnica e tática, os atletas vivenciam momentos de intensa socialização, fortalecem vínculos e desenvolvem habilidades emocionais ao enfrentarem os desafios e emoções de uma competição esportiva”, finaliza o coordenador.