A Prefeitura de Franca começou, nesta quinta-feira, 6, a implantação do Programa de Climatização das Salas de Aula das Escolas Municipais, garantindo mais conforto térmico para alunos e educadores da rede.
A ação integra o pacote de modernização da Secretaria de Educação, que tem ampliado investimentos para melhorar o ambiente escolar e as condições de ensino.
Primeiras unidades já receberam os equipamentos
O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira e pela secretária de Educação, Márcia Gatti, na EMEB Professor Rubens Zumstein, no Jardim Piratininga.
Além dela, também já foram contempladas as EMEBs César Augusto e Frei Lauro de Carvalho Borges, nos Jardins Brasilândia e Éden.
“Estamos investindo ainda mais na qualidade de vida dos nossos alunos, que poderão aprender com mais conforto, e dos nossos servidores, que terão um ambiente ainda melhor para transmitir conhecimento às nossas crianças”, destacou o prefeito.
Cronograma prevê climatização total até 2027
A compra dos climatizadores foi feita via processo licitatório. O cronograma prevê que, ainda neste ano, dez escolas sejam atendidas.
Em 2026, mais 16 unidades entram na lista e, em 2027, o projeto se encerra com 100% da rede municipal climatizada.
Execução será feita diretamente pelas escolas
As próprias equipes escolares irão contratar as empresas responsáveis pela instalação dos equipamentos, utilizando recursos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE).
“Isso garante mais autonomia e agilidade para que cada unidade acompanhe de perto o andamento dos serviços e defina prazos conforme suas necessidades”, afirmou a secretária Márcia Gatti.
Investimento de R$ 1,5 milhão
O investimento total estimado é de R$ 1,5 milhão, contemplando climatização das salas de aula e dos refeitórios das unidades escolares.