Parque de Exposições "Fernando Costa"
O Parque Permanente de Exposições “Fernando Costa” foi inaugurado em 1953, para a realização da I Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados da Franca. A área do parque, aproximadamente 150.000 m², foi doada pelo pecuarista Tenente Continentino Jacintho à Prefeitura de Franca, que cedeu ao Governo do Estado passando a gerenciá-lo.
Após alguns anos, o Estado firmou convênio com a Prefeitura de Franca assinando um Termo de Cessão da área, e desde então a responsabilidade pela estrutura física e manutenção da área do parque é da Prefeitura.
Com uma arquitetura estilo colonial clássica, o Parque de Exposições “Fernando Costa” é tombado e considerado patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo.
Hoje em dia, o Parque recebe diversos eventos durante o ano, dentre eles: a Expoagro, a FAMCafé, o Dia do Mineiro, o Hallel, Encontro Anual de Motos, além de eventos particulares, como encontros e shows artísticos.
Diariamente é frequentado por centenas de pessoas que fazem caminhadas, trazem a família para lanchar, tirar fotos e até mesmo descansar, já que este é considerado um pedaço de tranquilidade em meio à cidade.
Apoio ao Pequeno Produtor Rural
O produtor rural que não tiver máquinas de plantio pode solicitar o empréstimo de maquinário na Prefeitura. Porém tem que pagar um "aluguel", mas não em dinheiro e sim com produtos de sua plantação ou cestas básicas. Os alimentos são distribuídos entre as creches e entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade.
Orientação Técnica
Também é oferecido o serviço de orientação técnica para os produtores que necessitem tirar dúvidas a respeito de plantações ou criação de animais. quem faz este trabalho são engenheiros agrônomos, que vão até o local e fazem as orientações necessárias.
Projetos
Apicultura e Meliponicultura:
Tem como objetivo difundir a apicultura entre os produtores rurais familiares do município como atividade geradora de renda, orientando os interessados sobre todos os procedimentos necessários para a produção de mel e pólen, própolis, geléia-real e rainhas.
Como forma de evitar acidentes com abelhas, os profissionais da Secretária de Desenvolvimento são solicitados para fazer a retirada de enxames migratórios na zona urbana ou rural. Estes enxames são coletados e armazenados no Apiário Municipal.
O Apiário Municipal conta com colmeias e uma Sala de Mel totalmente equipada, para contribuir com as aulas práticas dos treinamentos e empréstimos a pequenos apicultores para extração do mel racional.
O Melipolinário Municipal funciona no Parque de Exposições “Fernando Costa” e conta com diversas colônias de abelhas sem ferrão podendo ser visitado com agendamento prévio.
Os interessados em participar dos cursos e treinamentos em apicultura receberão ensinamentos básico em apicultura (sistemas de criação, manejo, enxameação, capturas, instalação, equipamentos) e avançado (produção e substituição de rainhas, extração de mel e de pólen, produção de própolis e geléia-real).
Para a participação do programa de capacitação, os interessados devem providenciar cadastramento junto à Divisão de Agronegócios da Secretária de Desenvolvimento.
Mais informações: Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Pq. de Exposições Fernando Costa
Técn. Agrop. Célio Augusto P. Rodrigues - Email:celioaugusto@franca.sp.gov.br
Cel:(16) 3711-9483
Programa de Incentivo à Piscicultura:
Objetivos:
Difundir a piscicultura como atividade geradora de renda, introduzindo alevinos mais produtivos, bem como orientando os interessados sobre todos os procedimentos necessários para a produção comercial de peixes, especificamente Tilápia-do-Nilo.
Público Alvo
Produtores rurais familiares do município.
Como Funciona
Os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento distribuem, gratuitamente, alevinos de Tilápia-do-Nilo, produzidos nos tanques-criatórios do Parque “Fernando Costa”. Na distribuição, cada interessado recebe, gratuitamente, uma cartilha básica sobre criação de peixes.
Nos cursos de psicultura, os participantes receberão treinamento básico, que envolve: sistemas de criação, qualidade da água, manejo, planejamento da produção, instalações, reprodução, tanques-criatórios, tanques-redes e espécies mais indicadas.
Para participação no programa, os interessados devem providenciar cadastramento na Secretaria de Desenvolvimento.
Eventos: distribuição de alevinos
INFORMAÇÕES
Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição Apicultura e Piscicultura
Tel: 3711-9483
Email: celiorodrigues@franca.sp.gov.br
Programa de Incentivo à Fruticultura:
Objetivos:
Difundir a fruticultura como atividade geradora de renda, orientando os interessados sobre todos os procedimentos necessários para a produção de frutas.
Público Alvo
Produtores rurais familiares do município.
Como Funciona
Os profissionais da secretária de desenvolvimento distribuem, a preço de custo, mudas de plantas frutíferas , de variedade mais produtivas, selecionadas e adquiridas de viveiristas certificados pela Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Para a participação no programa os interessados devem providenciar cadastramento na Secretária de Desenvolvimento.
INFORMAÇÕES
Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição
Tel. (16) 3724-7080 – E-mail: sede@franca.sp.gov.br
Avicultura de Corte e Postura:
Programa de repasse de pintainhos aos produtores rurais familiares de forma a melhorar a eficiência na criação de aves domésticas. Mensalmente são realizadas as reservas dos pintainhos pelos próprios produtores e em data e horário marcados faz-se a entrega junto com um material que auxilia na criação e manejo das aves até o ponto de abate ou postura de ovos, dependendo de sua aptidão.
O objetivo do projeto é tornar viável a aquisição de pintainhos de qualidade, de raças selecionadas e melhoradas, para incrementar a produção de ovos ou reduzir o tempo de abate das aves, trazendo maior rentabilidade ao pequeno produtor.
Mais informações: Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Pq. de Exposições Fernando Costa
Med. Vet. Paulo Roberto Ferreira
Email: pauloferreira@franca.sp.gov.br - Cel:(16) 3724-7080
Agrária
Franca é atendida pelo Incra de Guaíra. Qualquer tipo de assunto referente ao mesmo é soh encaminhar-se ao Parque Fernando Costa e os funcionários poderão orientá-lo.
Hortas Comunitárias
As Hortas Comunitárias são organizadas e gerenciadas por Centros Comunitários. O centro tem que ter local condizente, particular ou da Prefeitura, ligação de água e pessoal disponibilizado para cuidar da horta. O primeiro passo é se cadastrar e em seguida é feita uma avaliação técnia (topografia, etc). A Prefeitura fornece as sementes, orientação e acompanhamento técnico durante o plantio. O produto final terá o destino escolhido pelo centro comunitário: venda ou distribuição.
Hortas Escolares
As Hortas Escolares são instaladas dentro da própria escola municipal. Geralmente quem cuida são funcionários da escola e voluntários.
A finalidade da horta escolar é de orientação educacional e produção de alimentos para a própria escola.
SIM - Serviço de Inspeção Municipal
Foi criado em 1996 para fazer a fiscalização dentro de estabelecimentos, ou seja, condições de higiene, refrigeração, produção e manipulação de alimentos, produtos vencidos, etc. Existe uma série de exigências para conseguir o registro, que é protocolizado na Central de Atendimento da Prefeitura. Este departamento também faz o serviço de fiscalização.
INFORMAÇÕES
Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição
Tel. (16) 3724-7080 – E-mail: sede@franca.sp.gov.br